Bairros de Piracicaba – Nova Piracicaba

Para entendermos as características do bairro Nova Piracicaba e seus diferenciais temos que conhecer um pouco da história dos idealizadores do bairro, no caso a Companhia City, empresa responsável por lotear algumas das áreas mais nobres de São Paulo como Alto de Pinheiros, Jardim América, Pacaembu e Butantã.

                           Resultado de imagem para companhia city


Bairros sempre caracterizados pela generosa vegetação, arruamentos sinuosos e pela restrição de altura para edifícios residenciais. Em meados dos anos 80, porém, a companhia instala-se em Piracicaba/SP e lança o bairro Nova Piracicaba, com as mesmas características dos bairros nobres de sucesso em São Paulo e planejado, inicialmente, para ser um condomínio fechado e abrigar cerca de 2 mil famílias em casas de alto padrão distribuídas em lotes de 400 e 500 m².


                             Imagem relacionada


Seguindo o conceito de Cidade Jardim, o local adquiriu áreas verdes com grande concentração de árvores e ruas um pouco mais largas em comparação ao habitual padrão brasileiro. Complementando ainda suas particularidades, o bairro manteve as sinuosidades nas ruas e avenidas e tais características foram inspiradas nas antigas vilas italianas, que proporcionaram mais um diferencial ao local pelos modos como estas ruas e avenidas terminam em rotatórias.


                           


Os corretores da Duo Imóveis destacam que hoje, passado algumas décadas do início da comercialização do loteamento, o bairro encontra-se totalmente adensado com residências de alto padrão, arquiteturas modernas e um alto valor agregado na comercialização de lotes e residências. O bairro também permanece com as suas características iniciais e o mesmo padrão elevado dos bairros nobres e mais valorizado da cidade de São Paulo, igualmente idealizados pela Companhia City.

Apesar de estar a apenas sete minutos de distância do Centro da cidade, o bairro chama a atenção tanto por seu aspecto calmo, arborizado e elegante quanto pela proximidade em relação ao Rio de Piracicaba, cartão postal da cidade e ponto turístico junto ao Engenho Central, onde acontecem exposições, shows, apresentações teatrais e eventos expositivos como a Festa das Nações.  Outras opções de lazer próximas se encontram no Mirante e na Rua do Porto, local de alta oferta de restaurantes pesqueiros e passeios arborizados, e no Shopping Piracicaba, que possui fácil acesso pela Avenida Rui Barbosa.



O bairro Nova Piracicaba é separado por vias públicas dos demais bairros vizinhos. Notamos nitidamente sua distinção dos bairros principalmente pelas características dos loteamentos e, ao contrário do que muitos pensam, o bairro não é unido ao Jardim Monumento, sendo um bem diferente do outro e separados pela Avenida Armando Césare Dedini, no ponto onde existe uma pequena rotatória com um monumento de pedra em formato de pirâmide. Outra forma de distinguir um bairro do outro é pela Rua Nossa Senhora dos Prazeres, que os separa de ponta a ponta. Sua localização faz limites com o rio Piracicaba e ainda com os bairros Parque da Rua do Porto, Jupiá, Ondas, Nhô Quim e Vila Rezende.

Dentro do limite do bairro Nova Piracicaba é possível encontrar um comércio forte e diversificado desde mini mercados, pet shops, salões de cabeleireiros e postos de abastecimento, além de prazeres gastronômicos de tradicionais restaurantes como o Sassicaia, especializado em sabores mundiais; Dourados, com variedades de peixes e temperos brasileiros; Navegantes, que proporciona uma viagem à cozinha mediterrânea; e churrascaria Barracão, que conta com o forte da tradição na especialidade apreciada nacionalmente.

Educação e serviços para o bem estar estão inclusos na vizinhança sendo o Liceu Terras do Engenho um dos destaques entre as escolas particulares da cidade. No ensino de línguas, a Maple Bear Canadian School oferece educação bilíngue com imersão no inglês da pré-escola ao ensino fundamental. Já a academia de dança Carina Castro Ballet e Academia 2001 são opções para praticar danças clássicas e modernas, ginástica e musculação, respectivamente.

Tudo isso são aspectos que o bairro tem a oferecer aos seus, atuais e futuros, moradores em uma cidade que a cada dia que se passa está desenvolvendo e dando orgulho, tanto aos Piracicabanos quanto a seus turistas.

Imagem relacionada


Bairros de Piracicaba – São Dimas


Por que morar no bairro São Dimas?. Os corretores e associados da Duo Imóveis, listaram abaixo alguns tópicos do porque deste bairro, apesar da idade, ter um aspecto tradicionalista em sua essência.

 


                         Resultado de imagem para fotos antiga de piracicaba

História

A fundação do bairro São Dimas aconteceu há pouco mais de 50 anos com a união dos loteamentos Jardim Europa, Chácaras Colinas e Jardim Carmelitas, que abrangeram, ainda na década de 1950, os antigos bairros Souza, Progresso e Vila Boyes.

Pesquisas históricas, entretanto, apontam que a origem do local é um pouco mais antiga, começando em 1929 com a venda da área pela família Sbravatti, na qual foram construídas 104 casas para funcionários da extinta Sociedade Anônima Boyes, fundada em 1874 como Fábrica de Tecidos Santa Francisca por iniciativa do proprietário de terras, agrônomo e empresário Luiz de Queiroz.

                           Resultado de imagem para fábrica boyes piracicaba

Próximo dos anos 1960, a antiga capela do bairro foi transformada em igreja, a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, surgindo assim o nome do bairro.

Localizado na região central da cidade, o São Dimas faz limite com os bairros Centro, Cidade Jardim, São Judas e Agronomia. A expansão de seus arredores aconteceu, inicialmente, em função do êxodo rural, quando antigos sitiantes passaram a adquirir lotes para construir suas casas enquanto trabalhavam na Boyes ou na Dedini. Para atender às necessidades desses funcionários e da população que cresceu ao longo das décadas, o espaço recebeu escolas e paróquias, assim como a SOBASDI (Sociedade Beneficente Amigos do Bairro São Dimas), responsável por zelar pelos interesses comuns da área.

Atualmente, o bairro é visto como um dos mais charmosos da cidade e possui amplo comércio com destaque para os restaurantes Fassina, Scenarium Chopperia e Assaggio, padaria ao estilo bistrô que permanece aberta 24h. Na localidade estão ainda o supermercado Jaú Serve, padarias, mercearias, açougues, farmácias, loja de material de construção e elétrico e uma unidade da Petz, megaloja do seguimento de pet shop e clínica veterinária.

 Moradia:

2


Sendo um bairro tradicional de Piracicaba o São Dimas mescla bem características residenciais e comerciais, abriga um misto de casas antigas com casas novas, além de aproximadamente 25 edifícios residenciais entre modernos, antigos e outros em construção.

Dos edifícios modernos prontos ou em construção encontramos Trio by Lindenbergrecentemente entregue a seus compradores. É um edifício moderno na sua arquitetura, diferenciado no seu jeito de integrar a vida. O Primeiro Mixed-Use de Piracicaba, apartamento, escritórios e mall em torre única, com acessos seguros e independentes.

Os corretores da Duo Imóveis relatam que no bairro existem apartamentos de alto padrão e tamanho diferenciado acima de 200 m² de área útil como: Edifício Ipuaçu, Edifício Mônaco, Edifício Firenze, Edifício Candido Portinari, Edifício José Ozores e o Edifício Jardim Europa.

O departamento comercial de locação da Duo Imóveis destaca  que existe uma grande procura por imóveis para locação devido a proximidade do bairro São Dimas com a Escola de Agronomia Luiz de Queiros (ESALQ), em virtude disso nos últimos anos foram construídos vários prédios com apartamentos de 01 dormitório com os edifícios: Edifício Unique Residence, Edifício Potiguara, Edifício Village São Dimas, Residencial Dolce Vita e o Edifício Charlotte.

O departamento comercial de venda da Duo Imóveis não poderia deixar de destacar que o bairro São Dimas é muito valorizado devido a procura por compra de imóveis ser maior que a oferta de venda de imóveis, a consequência disso foi que grandes empresas do ramo da construção civil começaram a olhar com bons olhos este bairro e partiram para construção e comercialização de vários empreendimentos, e atualmente esses empreendimentos encontram-se em fase adiantada de construção como: Residencial Praça Das Araucárias, Edificio Noemia Petrim, Edifício Residencial The One, Amits Home, além do recém entregue Edifício Clube de Campo.

  

Mobilidade e Comercio:

                                             Imagem relacionada

 

O bairro São Dimas esta bem servido no aspecto mobilidade urbana, com várias linhas de ônibus, avenidas que cercam o bairro o que torna muito fácil a locomoção, além de contar com uma boa infraestrutura de negócios, equipamentos públicos (praças e parques, por exemplo) bem conservados e em constante uso.

Sua privilegiada posição proporciona aos moradores do bairro um rápido acesso ao Shopping Piracicaba e à Avenida Carlos Botelho, onde se encontram serviços diversos que incluem restaurantes e bares como o Piracicabano Music Bar, Manga Rosa, Fass Gormet, Watashi Sushi e Fruta Gurt; lojas com foco em setores do vestuário, casa e decoração; as escolas de idiomas Wizard, Red Baloon e Cultura Inglesa; além de agências bancárias, de viagens e dos Correios, tudo a apenas 3 minutos de distância do coração do bairro.


                               3


Os corretores da Duo Imóveis sabem que o bem estar pessoal e familiar é um importante fator para elevar a qualidade de um bairro e o São Dimas mantém essa característica pela presença de uma academia em umas das principais vias de acesso ao bairro; das escolas estaduais Honorato Faustino e Professor Elias de Mello Ayres, ambas com ensino da pré-escola ao ensino fundamental, restando à última, também, a educação para jovens do 1° ao 3° ano do ensino médio; do colégio particular COC; e de um centro de lazer comunitário dentro dos limites do bairro.


Saúde:

4

No bairro esta instalada o Lar dos Velhinhos de Piracicaba, a primeira cidade geriátrica do Brasil fundada em 26 de agosto de 1906 e que atende cerca de 500 idosos de 60 anos ou mais em alas particulares e casas residenciais.  Por ser uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, recebe apoio financeiro do setor público, órgãos e entidades beneficentes. Seu atual presidente é o engenheiro Jairo Mattos, responsável por inúmeros projetos de ampliação e melhorias no Lar.

 

Educação:

Imagem relacionada 

Não podíamos deixar de fazer uma citação toda especial a Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, instalada no bairro São Dimas seu campus ESALQ da USP, é uma das melhores universidades do país e a terceira melhor da América Latina, com oferta de 7 cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação – sendo um internacional – além de duas interunidades e 1 interinstitucional, que se utiliza de seus 12 departamentos. Desde sua fundação, em 1901, a universidade já formou mais de 14 mil profissionais em nível de graduação e mais de 8 mil pós-graduandos. A ESALQ é ainda local de visitações abertas ao público em exposições, para prática de caminhadas, yoga e outros esportes ao ar livre, assim como passeios familiares;

 

Lazer:

Resultado de imagem para clube de campo piracicaba

Como se bastasse todas as qualidades do bairro acima citadas, neste bairro está estabelecido o Clube de Campo de Piracicaba, inaugurado em 1954 onde antes estava a chácara Lara Campos, do falecido Conde Rodolpho de Lara Campos. Atualmente o Clube possui 7655 associados que tem à disposição atividades esportivas como basquete, futebol, ginástica acrobática, hidroginástica, pilates, vôlei, yoga e natação; culturais que englobam literatura, música, dança e artes; e sociais, com eventos os tradicionais bailes e shows ao vivo;

 

Segurança:

Resultado de imagem para 4ª Cia da Polícia Militar

E fechando com chave de ouro o bairro São Dimas destaque-se pela segurança, nele estão instalados a 4ª Cia da Polícia Militar e a Polícia Federal.


Bairros de Piracicaba – Alto


O Bairro Alto, possui características próprias que o fazem ser um dos mais cobiçados da cidade de Piracicaba, abrangendo localização e fácil acesso, O Bairro Alto é uma excelente opção para você que está procurando um imóvel.

 

História do Bairro

Durante o período de expansão de Piracicaba, o bairro Alto foi o primeiro a se formar logo após o Centro. Durante o tempo que antecedeu seu “nascimento”, os bairros tiveram o córrego Itapeva com divisor das duas áreas principais. Hoje, o pequeno afluente está canalizado sob a Avenida Armando Salles de Oliveira.

Resultado de imagem para córrego itapeva piracicaba

Canalização do córrego Itapeva, que se encontra hoje abaixo da Av. Armando Salles de Oliveira

Através do foreiro Joaquim Manoel Nunes Bispo, o local também teve seu início na área cortada pela Rua do Picadão – atual Rua Moraes Barros – e configurou-se como ponto estratégico, pois pelo Picadão passavam viajantes e tropeiros vindos de Itu com sentido ao estado do Mato Grosso. Os primeiros locais ocupados além da faixa da Rua Moraes Barrosforam as áreas onde se encontram o Colégio Salesiano Dom Bosco e o SENAI. Posteriormente, foram loteadas chácaras que se integraram ao bairro, como a Laport e a da família Morato.


                                 Imagem relacionada

 

O bairro Alto passou por diversas modernizações desde a implantação da primeira linha de ônibus circular, em 1934, do primeiro supermercado da franquia Jumbo Eletro na região, construído na década de 1970, onde hoje se encontra o Pão de Açúcar. Antigamente no bairro tínhamos pequenas indústrias como a oficina do João Bottene, a indústria dos Arbex, e posteriormente tivemos a instalação da grandiosa Indústria Mausa. O bairro Alto sempre se destacou pelo comércio dinâmico representado a época pelos Doces Martini, fundada nos anos 1930, pela Padaria Bom Jesus (antiga Monteiro), o Macarrão Aurora, a Bolacha Júpiter, o supermercado Munhoz, entre outros.

                                     Na foto, a Oficina Bottene & Filhos, em Piracicaba (clique para ampliar)

Na foto, trabalhadores da Oficina Bottene & Filhos, em Piracicaba, na construção da “Dona Joaninha”, a locomotiva de Guarulhos 

Com o aumento da ocupação começou a formação de vários times de futebol como o Palmeirinha, o Independência Futebol Clube,  e hoje em dia o bairro alto abriga o clube Esporte Clube XV de Novembro e sua casa, o estádio Barão de Serra Negra.


Resultado de imagem para barão de serra negra


Foi também no bairro Alto que surgiu o primeiro cordão de carnaval da cidade, através do Clube Flor de Maio, a tradição do carnaval de rua se mantém nos dias de hoje através do bloco da Sapucaia.


Resultado de imagem para sapucaia piracicaba

inclusive, o nome que dá origem ao bloco é de uma árvore, a Sapucaia, que foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade em 2004 e dá um charme a mais ao bairro.

                     Resultado de imagem para sapucaia piracicaba

 

Limites

A Lei Municipal Complementar nº 165, de 27 de Setembro de 2004, alterou os limites do Bairro Alto, que passou a ser um bairro ainda maior, pois incorporou o Bairro dos Alemães, hoje denominado de “loteamento”, a partir desta lei, os 2 bairros (Alto e Centro) estão separados por uma única linha formada pela Rua Santa Cruz (partindo da Avenida Dr. Paulo de Moraes) e segue pela Avenida Carlos Botelho, esta última terminando ao se encontrar com a Avenida Centenário, em frente ao campus ESALQ da USP.

                                                                 11

  

Comércio e Serviços

Atualmente o bairro Alto exibe um padrão de vida e moradia dos mais cobiçados devido ao fácil acesso ao Terminal Central de Integração, Rodoviária Intermunicipal, Teatro Municipal, Escola de Música Maestro Ernest Mahle, Senac, Sociedade Treze de Maio, Sociedade Espanhola, entre muitos comércios e serviços, principalmente os que estão localizados no Centro e na Avenida Independência como Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Delegacia da Receita Federal, unidades das principais redes bancárias, pizzarias, lanchonetes, docerias, casas de intercâmbio, escolas de idiomas, estúdios de beleza e estética, além da Santa Casa de Piracicaba, hospital voltado a diversas especialidades médicas para convênios e SUS (Sistema Único de Saúde).

bairroalto 

Mobilidade

Vale ressaltar que a Avenida Independência é também a principal via de ligação do bairro Altoà outras conveniências e localidades, como os bairros Cidade Jardim, Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Vila Monteiro e São Judas. Outra via de conexão entre o bairro Alto e os demais é a Avenida Armando Salles de Oliveira, uma das melhores da cidade com um ótimo fluxo rápido nas vias.


ind


Listaremos aqui algumas das ruas que cortam o bairro Alto e estão entre as mais conhecidas de Piracicaba: Avenida Armando de Salles de Oliveira, Rua José Pinto de Almeida, Rua Santa Cruz, Rua São João, Rua Bom Jesus, Rua Alfredo Guedes, Rua Bernardino de Campos, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, Rua Silva Jardim, Rua Aquilino Pacheco, Rua Regente Feijó, Rua Voluntários de Piracicaba, Rua 13 de Maio, Rua Prudente de Moraes, Rua São José, Rua Moraes Barros, Rua XV de Novembro e Rua Rangel Pestana.

Desta forma, se deslocar para outros bairros ou centros comerciais se torna fácil, seja através do sistema de transporte público ou por outros meios.


Moradia

Os corretores da Duo Imóveis ressaltam que mesmo com o crescimento da cidade, uma parte da população continua querendo morar próximo do centro, e os motivos principais são a infraestrutura e a ampla oferta de serviços e comércio do bairro.

Com a escassez de terrenos, o bairro Alto possui uma grande concentração de edifícios. Hoje são mais de 40 empreendimentos. Alguns mais antigos e outros mais novos, e estes apresentam uma arquitetura moderna e inovadora e atraem pela alta procura e valor agregado.

O bairro conta com apartamentos espaçosos (maiores que 140 m² de área útil) como o Ed. Residencial Monet, Ed. Cap Ferrat, Ed. Com. Antonio Romano, Ed. Dom Pedro, Ed. Marajó, Ed. Monteiro Lobato, Ed. Morro Grande, Ed. Ouro Preto, Ed. San Marino, Ed. San Victor, Ed. Solar de Athenas ou apartamentos de 01 dormitório com até 50 m² de área útil como Ed. Bristol, Ed. Petinelli, Ed. Piazza Di Genova ou Ed. Santiago. Não importa o tamanho de sua moradia, mas o conforto e praticidade que o bairro Alto pode oferecer.

Resultado de imagem para prédios piracicaba

 

Investimento

Comprar um imóvel no bairro Alto significa investimento seguro. Além de ser um bairrotradicional, ele conta ainda com diversas opções de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Desta forma, é possível adquirir ou alugar um imóvel para investir, residir ou trabalhar e são várias as opções em oferta.

No site da Duo Imóveis, estão disponíveis buscas por imóveis residenciais e comerciais para locação ou compra nesta região. Os corretores da Duo Imóveis estão preparados para orientá-lo e da melhor forma e preço possível, ajuda-lo em mais esta conquista.



Tire suas dúvidas